quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Utilizando o Gadget HTML/JavaScript para inserir um banner na plataforma Blogger

Esta é a publicação que vai inaugurar a categoria "tutoriais" do Blogs que Interagem. No grupo, e acredito que em toda a blogosfera, muitos blogueiros encontram dificuldades tanto para explorar suas plataformas quanto para utilizar HTML e CSS. Por isso, sempre que necessário, iremos postar dicas para facilitar customização de blogs.

A dica de hoje é como usar um Gadget do tipo HTML/JavaScript para inserir banners em blogs cuja plataforma é Blogger. Trata-se de um tutorial básico, no entanto estou aberta a sanar quaisquer dúvidas que possam surgir.


1. Acesse a área administrativa do seu blog e clique em "Layout":





2. Dentro do menu "Layout" selecione a opção "Adicionar um Gadget" no canto superior direito:




3. Na tela que abriu você deve procurar e selecionar o Gadget "HTML/JavaScript":






4. Quando a tela de configuração surgir você deve inicialmente clicar em "Editar html". Mas por que isso é necessário? Se escrevermos o código no "Formato Rich Text" o blogger não vai 
interpretar nossas instruções corretamente.





5. Após selecionar a opção "Editar html" digite seu código seguindo as instruções:

< a href="http://www.enderecodosite.html" >< / a >

A tag ancora tem como funcionalidade conter um endereço (link). No exemplo abaixo, quando o visitante clicar na imagem ele será direcionado para o endereço do grupo no Facebook.

< img scr="http://www.enderecodaimagem" >

A tag img tem como intuito exibir uma imagem. No exemplo abaixo um banner "Eu participo Blogs que interagem" será exibido.


 



6. Ao clicar em "Salvar" e depois em "Visualizar" é possível ver que o código funcionou.




7. Mas não da maneira como deveria. O correto é que a imagem apareça centralizada. Clique em editar e vamos ao código:


 < a title="Texto auxiliar" target="_blank" href="http://www.enderecodosite.com.br">
 < img style="width:200px;display:block;margin:0 auto;" src="https://www.enderecodaimagem.com.br" alt="Texto auxiliar" >
< /a >


a: A tag ancora tem como funcionalidade conter um endereço (link). No exemplo abaixo, quando o visitante clicar na imagem ele será direcionado para o endereço do grupo no Facebook.



img: A tag img tem como intuito exibir uma imagem. No exemplo abaixo um banner "Eu participo Blogs que interagem" será exibido.



style: contém instruções CSS, responsáveis por centralizar a imagem


Explicação do código CSS:
width: determina que a imagem terá uma largura de 200px


display: a declaração display:block faz com que o elemento HTML seja renderizado como bloco, tal como os parágrafos e os cabeçalhos o são. Um bloco contém um espaço em branco tanto em cima como embaixo e não permite outros elementos HTML ao lado


margin: a propriedade, define um valor para espessura das margens dos elementos HTML. O código "margin: 0 auto" é um "resumo" do seguinte bloco de instruções:


margin-top: 0;
margin-right: auto;
margin-bottom: 0;
margin-left: auto;


Logo, modificamos as margens à esquerda e à direita em automático - auto - para centralizar o elemento horizontalmente aonde está contido. O elemento vai ocupar a largura sidebar, então o espaço restante será dividido igualmente entre as duas margens. 






8. Ao clicar em "Salvar" e depois "Visualizar" é possível perceber que a imagem está centralizada e que o layout ficou muito mais bonito dessa forma:






O Gadget HTML/JavaScript pode ser utilizado para inúmeras funcionalidades, estude um pouco de HTML e CSS, use a imaginação e crie o que quiser! Espero ter sido o mais didática possível e gostaria de frisar que estou disponível para responder dúvidas!



4 comentários

© Rede - Blogs que Interagem
Maira Gall