quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Direito autoral de uso de imagem e de propriedade: como compartilhar corretamente uma imagem

Recentemente publicamos aqui no Blogs que Interagem dicas de como copiar corretamente o conteúdo de um blog. Ficamos surpresos com a quantidade de blogueiros que tinham essa dúvida e contentes em poder contribuir para uma blogosfera com mais reconhecimento.
O compartilhamento indevido de imagens na internet pode ocorrer por ignorância da pessoa que compartilhou, no entanto a copia não autorizada e o plágio são crimes previstos no código penal. Por tanto, além da dúvida de como copiar um post a Aneiry Souza gostaria de saber como compartilhar corretamente uma imagem, como proteger suas imagens e como denunciar uma copia indevida:

Quero inserir na minha fan page uma foto/ilustração que não é de minha autoria, como proceder?

1. Via compartilhamento:
O Facebook nos permite compartilhar conteúdos, sejam eles fotos ou textos, preservando sua autoria e esta é sem dúvidas a melhor forma de compartilhar corretamente uma imagem. No post em questão você estará mostrando para seus seguidores a imagem, pode incorporar algum conteúdo e ainda garante que todos saibam a fonte.
2. Pedindo autorização:
Caso você não queira utilizar a função "compartilhar" do Facebook você deve pedir autorização ao autor para usar a imagem/ilustração. Ao incorporar na sua fan page (ou até mesmo postagem no blog) você deve citar o nome do autor e o site/página de origem. Exemplo:

É importante enfatizar que nenhuma edição deve ser realizada. Não insira assinaturas ou marca d'água em imagens/ilustrações que não lhe pertencem. Respeite a decisão do autor, caso ele não conceda o uso da imagem/figura, não insista.

Como posso proteger minhas criações?

1. Marca D'água:
A técnica é eficiente até um certo ponto, pessoas com habilidades avançadas em edições de imagens conseguem removê-la facilmente, no entanto para os meros mortais seria um tarefa quase impossível. Separei alguns tutoriais de como inserir:
Como colocar marca d'água em várias fotos de uma só vez no Photoshop - Via TechTyudo
Como aplicar uma Marca D'agua - Via Tutoriais Photoshop

Como denunciar uma cópia não autorizada?

Ao encontrar uma criação sua "dando sopa por aí" sem crédito algum, você pode escolher pedir para pessoa deletar ou autorizar o uso desde que a pessoa lhe dê os devidos reconhecimentos. Caso a imagem em questão esteja sendo compartilhada no Facebook e a pessoa insista em ignorar seus pedidos, você pode e deve denunciar. E para denunciar basta acessar este formulário e seguir as instruções: https://www.facebook.com/help/contact/208282075858952
Saiba mais sobre Direitos Autorais

Como saber se uma imagem minha está sendo utilizada?

Por mais incrível que pareça o Google permite que você busque em outros sites uma imagem especifica. Para isso siga as instruções:
1. Acessar o Google Images e clicar no ícone "Pesquisar por imagem": 2. Selecionar as opções: Colar o URL da imagem ou Envie imagem: 3. Conferir os resultados:

4 comentários

  1. Muitas dicas super úteis!! E vale lembrar de pedir aos coleguinhas para quando vejam uma imagem com marca-d'água, não cortem fora, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Sempre faço as minhas próprias imagens e fotos, e as dicas de proteção foram super úteis.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou demais esse post, já sei o que fazer agora rs bjsss
    www.sugerindobeleza.com

    ResponderExcluir

© Rede - Blogs que Interagem
Maira Gall