sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Você, colaborador: Promoção de páginas no Facebook



Oi, gente, tudo bem?

Meu nome é Aline Chaves e eu tenho um blog chamado Belezuras e Travessuras e participo desse maravilhoso grupo de interação chamado Blogs que Interagem que já me ensinou muita coisa e continua me ensinando diariamente! E como a vida é uma troca, nada mais justo do que eu compartilhar com vocês algo que eu acho de extrema importância para nós blogueiros: divulgação.

Fonte da imagem

Na semana passada eu terminei de ler O Pequeno Príncipe. Uma leitura clássica que até então não tinha lido e fiquei impressionada como o livro pode ser tão voltado ao público infantil e adulto ao mesmo tempo. Nesse livro o Pequeno Príncipe fala uma frase muito interessante:

 “As pessoas grandes adoram os números.(...) Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado..." elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos". Então elas exclamam: "Que beleza!".

Vamos combinar que é verdade. Não tem como não nos importarmos com os números, afinal eles que nos trarão retorno, principalmente se o seu intuito é ter um blog como renda adicional (ou principal, ora!). Hoje vivemos na era das redes sociais. As pessoas passam a maioria do seu tempo livre comentando, curtindo e compartilhando ideias e isso nos proporciona uma gama de leitores disponíveis a qualquer momento, basta saber “laçá-los” e você consegue isso fazendo algo simples: divulgando e atraindo pessoas para o seu mundo. Um dos meios de conseguir isso é através da promoção de página no Facebook e hoje compartilho qual é a minha opinião sobre o assunto!


Página do B&T em 30/01/2015.

Nós sabemos que uma página demora para crescer e mesmo implorando para todos os nossos amigos e parentes curtirem tem uma hora que estaciona. Para aumentar esse número algumas pessoas fazem promessa, trocam likes ou simplesmente pagam, o que é o meu caso!

Para você promover uma página é muito simples: basta definir os parâmetros do seu anúncio e encaminhar a solicitação ao Facebook. Feito isso, eles te retornam informando se o seu anúncio foi aprovado ou reprovado. Essa análise é super-rápida e dura cerca de 5 minutos.

Montando um anúncio:

1. Na página inicial do seu perfil clique em “Gerenciador de Anúncios”.


2. Em seguida clique em “Criar Anúncio”


3. Agora escolha o que você quer promover. No meu caso, eu escolhi promover a minha página, portanto, cliquei na segunda opção.






4. Agora é o passo mais importante: você precisa definir quais pessoas você quer atingir. Escolha bem e direcione todos os indicadores ao seu público alvo. Vejam quais foram os meus:



Notem que com as minhas especificações o meu alcance potencial pe de 34.000.000, ou seja, um número considerável!

5. Agora você precisa definir qual será o seu investimento. Fiquem atentos, pois o Facebook deixa como opção padrão R$13/dia. Se você for não disponibilizar dessa verba, basta alterar o seu orçamento digitando o valor desejado. Claro, quanto maior investimento, maior o retorno.


Com os meus humildes R$ 3,00 eu tenho a possibilidade de atingir no máximo 7.100 pessoas por dia.

6. Agora é hora de escolher a imagem e o texto que serão veiculados em sua campanha.



7. Pronto! Basta clicar em enviar e aguardar o retorno do Facebook.


Os resultados:

No início da veiculação da campanha eu contava com 3.851 curtidas e no final do dia 02/02 a página estava com 3.998 curtidas. Ou seja: 147 curtidas em dois dias e com um investimento de R$ 9,00. Importante: Há a possibilidade das pessoas “descurtirem” a sua página e você pode acompanhar pelos relatórios disponibilizados pela ferramenta. No período citado não houve “descurtidas” na minha, portanto, o número é efetivo.


No gráfico abaixo é possível comparar as curtidas por semana. Vejam a linha mais clara referente à semana passada quando não havia promoção e a como a linha cresce consideravelmente a partir do dia 30/01.


Obs: Números de duas semanas. 

Mas Aline, vale a pena? Sinceramente? Para mim vale, pois a maioria dos acessos no B&T provém do Facebook. Obviamente não é regra que todos que estão curtindo sua página irão visitar o seu blog, mas a possibilidade aumenta se você divulgar suas postagens de forma efetiva. Reza a lenda que o Facebook limita a visualização das suas publicações, ou seja, de 4.000 pessoas que curtem sua página apenas 400 irão ver essa post. Creio que isso seja verdade uma vez que o número de alcance total não é coerente com as curtidas da minha página. Isso é apenas uma forma deles ganharem mais dinheiro através da promoção de
publicação, o que para mim até o momento não foi eficiente. Vejam só: No mesmo dia que promovi também uma publicação que estava tendo um bom desempenho. E o retorno foi esse:


Muita gente viu, muita gente curtiu, muita gente clicou na foto, mas quantas clicaram no link que direcionou ao meu blog? Apenas uma única pessoa! Considerando o mesmo período eu tive 75 cliques no B&T através do Facebook. (74, vamos desconsiderar um dessa promoção!!) Portanto, a promoção de anúncios não funcionou muito bem para mim!


Bom gente, espero que vocês tenham gostado e só lembrando que eu não sou especialista no assunto, estou apenas compartilhando com vocês a minha opinião e o que funciona melhor com o meu blog! Caso fique alguma dúvida, fique a vontade para encaminhar um e-mail para contato@belezurasetravessuras.com.br ou deixar aqui nos comentários desse post que responderei assim que possível!

Um beijo e até a próxima!

Aline Chaves
Blog | Facebook

Um comentário

  1. O Alcance orgânico, ou seja, o aparecimento de páginas na timeline das pessoas, tem diminuído bastante, Isso eu li há bastante tempo já em várias notícias relacionada ao Facebook. Essa coisa dos grupos de divulgação de eu te seguir se vc me seguir, já tá demais, não rola, já saturou. Eu me lembro que eu tinha um blog entre 2010 e 2013, comecei a participar de grupos de divulgação em 2012, percebi que realmente aumentaram as visitas e até comentários, fiz contato com outros blogueiros e conheci muita coisa legal, aí depois, entre 2013 e 14, fui colaborador da CBBlogers, onde não tinha que me preocupar com divulgação, só em escrever os meus posts. Agora, retornei a fazer meu proóprio blog e percebi o quanto esses grupos estão saturados. São 50.000 links de uma vez só, ninguém vê mais o link de ninguém. Salvo uma exceção ou outra. Os amigos, alguns deles decepcionam nesse aspecto de se unir à tua página, Então, vamos pra promoção de páginas, colegas! Vamos coçar os bolsos e gastar os nossos parcos trocadinhos com isto que pode ser a nossa melhor alternativa no momento.

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