sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Por um blogosfera com menos: nada se cria, tudo se copia!

O texto abaixo, Como copiar conteúdo alheio sem ferir Direitos Autorais, foi escrito pela Lis Comunello no MetaBlog xCake.

Você, blogueiro, está navegando pela web e encontra um post que tem tudo a ver com o conteúdo do seu blog. E mais: o artigo é tão bom que você quer copia-lo para seus leitores. O que você faz? Alguns nem pensam em Direitos Autorais, copiam na cara dura mesmo; outros sabem que precisam dar crédito, mas não sabem como. O post de hoje mostra, passo-a-passo, o que você deve fazer para não ter problemas com Direitos Autorais.

1. Procure a licença de uso do blog/site

Mesmo que a licença não esteja tão visível no blog, é seu dever procura-la. Você quer usar um conteúdo que não é seu, certo? Então precisa se certificar se pode ou não copiar. A licença pode estar em um widget de coluna lateral, ou no rodapé do blog, ou ter uma página só para isso, ou todas as alternativas.

2. Entenda a licença do blog

Nem sempre a licença vai estar escrita detalhadamente, talvez tenha apenas o número ou símbolo Creative Commons. De novo: é seu dever se certificar sobre a licença. Ela pode ser copyright (todos os direitos são reservados) ou ter alguma licença Creative Commons. O blog ou site pode inclusive não ter colocado nenhuma licença.

Já fiz alguns posts aqui no MetaBlog falando sobre Direitos Autorais e licenças de uso, veja os seguintes artigos para relembrar como estas questões funcionam:

3. Siga as condições de uso

Se for copyright você não pode copiar absolutamente nada sem antes pedir autorização por escrito ao autor do conteúdo (e aguardar a resposta dele, é claro). Se não houver licença você também não deve copiar nada, pois é assim que as leis de Direitos Autorais funcionam: somente o autor do conteúdo é que tem direitos sobre o conteúdo, quem copia indevidamente é passível de processo e pagamento de indenizações.

Se for uma licença Creative Commons você precisa conferir quais as concessões e restrições da CC escolhida pelo autor (nos links indicados acima você encontra todos os tipos de licença CC). Lá no blog com o conteúdo original, é só clicar no link da licença e você será redirecionado para a página com as informações necessárias. Sim, sempre tem que acessar e ler, pois às vezes a licença tem o mesmo número, mas algumas condições diferentes.

Importante:

  • - Se a licença permitir copiar apenas uma parte do conteúdo original, evite copiar mais do que um parágrafo.
  • - Se a licença exige que você licencie seu blog sob a mesma licença do conteúdo copiado (geralmente as 3.0 CC), reveja a licença do seu blog. Se não quiser mudar sua licença, não copie conteúdos que exigem ter a mesma licença.
  • - Se você ganha dinheiro com seu blog, seja com publieditoriais e/ou anúncios e/ou programa de afiliados, você não pode utilizar conteúdos cuja licença proíbam uso comercial.

4. Dê o crédito corretamente

Entender o significado da licença é fácil, difícil tem sido encontrar blogueiros que se preocupem em saber sobre Direitos Autorais na internet, que respeitem as licenças de uso e saibam creditar corretamente. E como se faz o crédito corretamente?

A) Colocando o nome do autor e link para o conteúdo, não para o blog

Observe os exemplos:

Fácil, né? Link para o blog é apenas o endereço do blog, link para o conteúdo é o link direto do post copiado (também chamado de permalink). Uma das maneiras corretas de creditar o link anterior seria assim, com o nome do autor e link para o post: “Segundo a Lis Comunello, blogueiros não podem ser preguiçosos” (clique no link para ver que ele leva direto ao post e não ao endereço do blog).

B) Coloque o crédito no início do post

Se você colocar no final, o leitor vai passar toda leitura achando que o conteúdo é seu; e se ele não ler até o final, sairá da página achando que você é o autor. Deixe claro desde o início que a obra não é sua e coloque o crédito corretamente (nome do autor + permalink do post).

C) Use quotes

Quotes são as “caixinhas” como a do modelo de crédito abaixo, elas estão no editor de texto com o símbolo de aspas e deixarão o texto com recuo na margem. Não importa se você vai usar o texto todo ou apenas um parágrafo, use quotes. Eles só não são necessários quando você copiar apenas uma ou duas linhas (neste caso se deve colocar o trechinho copiado entre aspas, mas sempre fazendo link direto para o post). Isto é para que, assim como no caso do crédito no início do post, não haja margem para o leitor pensar que o conteúdo é criação sua.

Veja, abaixo, um exemplo de crédito correto e em quotes:

(Nome do seu post)
O texto abaixo, O que fazer ao encontrar conteúdo plagiado do seu site?, foi escrito pela Claudia Regina no MetaBlog xCake.
(Texto copiado, em quotes)

Se o conteúdo copiado for uma imagem você pode seguir o exemplo das fotos que uso aqui no MetaBlog: sempre coloco o nome do autor e faço link para a imagem original.

Considerações finais

– Notou que insisti no seu dever de procurar a licença de uso, né? Considere o seguinte: é você que quer usar um conteúdo que não é seu, portanto você precisa, sim, verificar se pode ou não copiar aquilo. Direitos Autorais são do autor, quem copia tem deveres.

– Não custa lembrar: não faça hotlink! Você está usando um conteúdo que não foi criado por você, algo que alguém teve o trabalho de sentar e elaborar/escrever/fotografar, não vai querer “roubar banda” dos outros, né? Se o texto que você vai copiar tem imagens, salve-as seu computador, depois hospede-as no seu servidor e só então insira no seu post.

– Algumas pessoas copiam o que não deviam e mesmo assim não são nada educadas e/ou responsáveis quando o autor do conteúdo entra em contato. Entenda: se você copiou conteúdo indevido, não tem o direito de achar ruim que o autor lhe procure. Mesmo que ele esteja irritado (e vai estar, afinal foi plagiado!), lembre que ele está no direito dele de reclamar a autoria do texto/fotografia/música. Respire fundo, conte até 10, confira o post copiado e a licença de uso, depois responda o e-mail ou comentário do autor admitindo seu erro e solucione imediatamente o problema (você pode adequar o post e seu blog às condições dele ou deletar todo conteúdo copiado). Não vale mentir dizendo que escreveu pro autor e não teve resposta (isto é, no mínimo, imaturidade), não vale fazer post ou tuitar xingando o autor – de novo: quem tem direitos autorais é o autor, se você está copiando deve seguir as condições dele sem reclamar. Também não é aconselhável bloquear no seu blog os comentários do autor, pois além de ele ter todo direito de reclamar autoria também pode cansar de tentar dialogar e partir direto para um processo judicial. Enfim, resumindo: se você errou, assuma o erro e também as consequências (autor reclamando é uma consequência).

3 comentários

  1. Esse post me ajudou muito, tem várias coisas que eu preciso fazer agora. Eu sempre dou créditos, mas não da maneira que fala no post.

    Beijos.
    Visite:Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuella é interessante saber a maneira correta para não restar dúvidas de nenhuma das partes. Ficamos felizes que o post tenha ajudado!

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas!!!

    Blog: www.aubedouce.com.br

    ResponderExcluir

© Rede - Blogs que Interagem
Maira Gall